Dicas rápidas para a harmonização de vinhos com comida

harmonização de vinhos com comida
harmonização de vinhos com comida

Marcus Flavius da Silva

Enófilo, gourmet e andarilho...

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Osmir Avila Abrantes disse:

    existe algum vinho ou espumante que combine com azeitonas e/ou comidas apimentadas?

    • Olá Osmir, como vai?

      Para as azeitonas, recomendo um vinho Jerez Fino (mais fáceis de achar) ou Amontillado. O processo de salmora a que são submetidas as azeitonas torna a harmonização com outros vinhos algo bem complicado. Já o Jerez, em função da forma como é elaborado, possui algum toque de salinidade que se encontrará muito bem com a azeitona e, claro, o fato de ser fortificado ajuda também.

      Comidas apimentadas são mais delicadas para harmonização com o vinho, porém, não é impossível.

      Para a culinária Thai, por exemplo, recomenda-se vinhos brancos de uvas mais generosas, como a Gewurztraminer, por exemplo. Pensando em espumantes, se o nível de pimenta não for tão elevado, um bom espumante Asti (menos docinho e mais fresco – quanto a acidez) ou até mesmo um espumante demi-sec podem dar conta do recado.

      Por outro lado, se a pimenta estiver muito carregada, será necessário um vinho com açúcar mais contundente, como um Colheita Tardia sul-americano ou mesmo um Sauternes. Mas aí é preciso avaliar como este tipo de vinho se sairá com o restante da refeição.

      É isso…

      Obrigado por comentar e acompanhar.

      Marcus

  1. 15 de dezembro de 2016

    […] claro que quando falamos de harmonização de vinho com comida, há que se levar em conta também acompanhamentos e molhos – em especial os […]

  2. 27 de dezembro de 2016

    […] verdade… Não tem muito segredo e nós até já falamos um pouco sobre harmonização de vinhos com comida aqui no blog. (e se você é do tipo que gosta de tabelas… o Dario tem uma bem bacana no blog […]

Deixe uma resposta