Vinho Pode Te Ajudar a Perder Peso (notícia que chega em boa hora)

Olá Amigo,
Não deixa de ser uma notícia oportuna, saber que o vinho, dentre suas inúmeras virtudes para a saúde humana, pode também ser um forte aliado na perda de peso.
Um estudo conduzido pelas pesquisadoras Maria Ibars e Andrea Ardid, do Departamento de Bioquímica e Biotecnologia da Universidade Rovira e Virgili, localizada em Tarragona, na Catalunha, indica que os polifenóis da uva atuam no restabelecimento dos mecanismos de controle do cérebro sobre o apetite, normalmente alterados em quadros de obesidade.
O estudo concluiu que pessoas obesas alcançam bons resultados no controle do apetite ao incluir estes fenóis em sua dieta, como complemento de outras terapias de controle de peso.
Ao longo do tempo observa-se considerável redução da gordura corporal nestas pessoas, em relação àquelas que seguem apenas uma dieta sem o consumo de polifenóis.
Isto ocorre porque as proantocianidinas, uma subfamília dos compostos fenólicos do vinho, tem a capacidade restaurar nas pessoas obesas a sensibilidade do cérebro à leptina.
A leptina é um hormônio produzido pelo tecido adiposo para enviar ao cérebro uma sensação de saciedade. Porém, em pessoas obesas, o cérebro passa a não reconhecer como deveria estes sinais, o que agrava o quadro de obesidade.
No estudo, as pesquisadoras conseguiram evidenciar a volta da sensibilidade à leptina pela ação das proantocianidinas… e a normalização das ações do hipotálamo no disparo dos mecanismos de saciedade.
Observou-se uma redução de peso e massa corporal da ordem de 10% a 16% nos animais tratados com esta dieta (o estudo, nesta fase, foi feito em cobaias animais),
Desta forma, as pesquisadoras concluem o estudo com a recomendação pela adoção de dieta rica em fenóis como uma ferramenta auxiliar no combate à obesidade e controle da saciedade, em complemento de outras terapias para emagrecimento.
Veja aqui o estudo completo no site da universidade.
É claro que ainda são necessários mais estudos e o acompanhamento minucioso dos resultados em seres humanos… mas, como disse no início, não deixa de ser um alento para o período de comilança que se avizinha.
Viva!
Marcus
Vinhos de Hoje